AFINAL DE CONTAS O QUE É UM CTA?













Onde posso usar o Call To Action?
São muitos os recursos e ferramentas de divulgação disponíveis na web.
É muito importante saber onde utilizar os CTA’s e definir quais os formatos que funcionam melhor em cada um deles. Abaixo, listamos os principais canais onde deves utilizá-los:
Home do Site
Quando um cliente entra no teu site, é bem provável que ele tenha algum interesse naquilo que tu vendes. Então, por que não sugerir uma ação logo de cara? A home do teu site pode – e deve – participar dos objetivos do teu negócio.
Exemplo: Inscreva-se no curso!
Páginas do Site
De modo similar, as páginas do website podem vir acompanhadas de um CTA comum, como “inscreva-se na nossa newsletter”. Também podes optar por colocá-las somente nas postagens do blog, por exemplo.
Exemplo.: Assine a nossa newsletter!
Redes Sociais
As redes sociais são peças fundamentais no Inboud Marketing. Então, é recomendada a utilização de chamadas para a ação, a fim de levar o consumidor ao próximo estágio do funil de vendas.
Entre elas, destacam-se o Facebook, o Twitter, o Google +, o LinkedIn e o Instagram. Há outras redes sociais que podem ser utilizadas para alcançar os objetivos, como o SlideShare, o YouTube, o Pinterest, o Tumblr e outras redes sociais de nicho.
Exemplo.: Curta e compartilhe com os seus amigos!
Email Marketing
Uma boa mensagem de E-mail Marketing vem acompanhada de CTA’s encantadoras. No funil de vendas, é um ótimo meio de constatar, por exemplo, o nível de interesse no cliente no seu produto ou serviço, e qualificá-los como leads qualificados.
Exemplo.: Aceda ao nosso site e saiba mais!
Posts no blog
A maior parte dos artigos criados é direcionada ao topo do funil, ou seja, tem a intenção de atrair a maior quantidade de visitantes possível para uma página de destino. No fundo do funil, a estratégia muda: as vendas são a meta final.
Portanto, é sempre bom alinhar os calls to action com os objetivos de cada etapa, criando conteúdo de qualidade e utilizando-se dessa estratégia para levar o consumidor entre as fases do funil.
Exemplo.: Se você gostou desse artigo sobre CTA, confira este que preparamos sobre o próximo passo: a landing page!
Anúncios
Se investes em links patrocinados, certamente deverias utilizar CTA’s para potencializar a efetividade dos mesmos.
Geralmente os textos são curtos, então é necessário escolher bem as palavras para obter os resultados esperados.
Exemplo: Clique aqui e compre agora.
Vídeos
Nem sempre é possível criar links em vídeos (embora, no YouTube por exemplo, há a possibilidade de linkar para outras páginas), mas podes incentivar o consumidor a realizar uma ação desejada através de sugestões ditas e na descrição.
Exemplo: Para realizar uma doação, basta clicar no link da descrição!
Ofertas
Em todas as estratégias de promoção, é preciso criar boas chamadas para a ação e chamar a atenção do consumidor de maneira rápida e eficiente.
É importante também criar um sentido de emergência para que o utilizador sinta a necessidade de realizar a ação de imediato.
Exemplo: Compre por um preço especial só através deste link.
Materiais específicos
Em arquivos PDF, por exemplo, é possível inserir CTA’s e links que podem auxiliar nas estratégias do teu negócio.
Exemplo: Se quiser saber mais sobre o assunto, visite o nosso blog!
Consultor de Marketing Digital